Efeito Solo - RBAC -155 - Emenda 01 - Helipontos
- Alexx Parra
- 14 de set.
- 2 min de leitura
Conforme item 155.215 - Pátios e posições de estacionamento de helicópteros de helipontos ao nível do solo. (e) As posições de estacionamento de helicópteros e áreas de proteção associadas, projetadas para operações de táxi aéreo, devem prover Efeito Solo.
Assim Conforme Escopo de Verificação RBAC 155, o item deverá ter Forma de Comprovação, através de Laudo comprobatório, assinado pelo responsável técnico que assina a ART de projeto, que ateste que as posições de estacionamento a áreas de proteção associada provém Efeito Solo.
O efeito solo é um fenômeno aerodinâmico que ocorre quando o escoamento de ar ao redor de um corpo (como asas ou rotores) é interrompido pela proximidade com o solo. Isso resulta em aumento da sustentação e redução do arrasto induzido, especialmente durante as fases de decolagem, pouso ou voo estacionário próximo ao solo.
No caso dos helicópteros, o efeito solo se manifesta quando a aeronave está pairando a uma altura inferior ao diâmetro do rotor principal. O ar empurrado para baixo pelas pás é refletido pelo solo, criando uma almofada de ar comprimido que melhora a eficiência do rotor e reduz a potência necessária para manter o voo estacionário.
Com base em referências nacionais e internacionais, como o RBAC nº 155, Emenda 01, o Anexo 14, Volume 2 (da ICAO), o DOC ICAO 9261 (Heliport Manual) e a AC FAA 150-5390-2D, o profissional responsável pelo projeto da infraestrutura do heliponto considere os seguintes elementos para emissão de laudo (declaração) de ateste do efeito solo:
Materiais da superfície do componente (ex. FATO, TLOF, posições de estacionamento, pistas de taxi): detalhamento dos materiais especificados no projeto (ex: concreto armado, placas de alumínio para helipontos elevados), verificando se criam uma superfície sólida, contínua e impermeável ao fluxo de ar.
Porosidade da superfície: Este é um ponto crítico. Com base nas orientações do ICAO Doc 9261 (Heliport Manual), qualquer tipo de perfuração na superfície prejudica o efeito solo. O manual da ICAO adverte que superfícies com furos (como grades ou deques de alumínio para drenagem) podem "promover a quebra de uma almofada de solo útil" e reduzir o efeito solo benéfico.

Comentários